Info Técnica Final

Mapa da Gafanha da Boa Hora

  • Mapa Antigo
    • Mapas de orientação das Gafanhas com o das Dunas de Vagos
  • Escala –  1:5000
  • Equidistância –  2,5m
  • Cartógrafo – Rui Antunes
  • Data de execução – Julho de 2017
  • Traçador de percursos – Nuno Pires

Percurso de PreO

  • Distância do Secretariado à Partida : 700m
  • Estação Cronometrada no trajeto entre Secretariado e Partidas
  • Extensão do Percurso : 1500m
  • Altimetria: 0 metros
  • Número de Pontos de Controlo
    • Elite (Open e Paralímpica): 24 pontos
    • Iniciação: 19 pontos
  • Tempo Máximo de Prova
    • Elite (Open e Paralímpica): 120 minutos
    • Iniciação: 105 minutos
  • Distância do Finish à Recolha de Atletas: 400m

Estação Cronometrada

  • Minimapas de formato Circular, com 5cm de diâmetro, em folhas laminadas, fornecidos em formato Livro ou Folhas Soltas
  • Folhas de tamanho A5, de acordo com as guidelines da IOF
  • Mini-Mapas sem linhas de Norte, mas com indicação da direção Norte no bordo exterior
  • 3 desafios cronometrados sem resposta Zero
  • Estação realizada antes do percurso de PreO

Notas sobre a Cartografia, Percurso e respostas Zero

 

No mapa do PreO da Boa Hora o critério de mapeamento da vegetação, em alguns casos, nomeadamente nas áreas  de maior densidade de vegetação, pode apresentar alguma agregação de arbustos.

O limiar mínimo para mapear elementos de vegetação é geralmente superior a 1 metro, por forma ao mapa se manter  legível e não se tornar demasiado carregado com inúmeros elementos verdes. Há, portanto, elementos de vegetação que não foram mapeados.

Os elementos de vegetação relevantes para os desafios são perfeitamente perceptíveis e praticamente todos mapeados à escala.

O percurso foi desenhado privilegiando a leitura de mapa e de terreno clássica. Contudo a colocação das balizas, recorre a técnicas de posicionamento exacto e validação posterior por observação a partir de vários locais.

Todas as respostas Zero no percurso de Elite têm no mínimo 6 metros de distância no terreno à baliza mais próxima, havendo unicamente uma excepção à regra que não oferece dúvida na tomada da decisão.

Notas Adicionais

A prova decorre ao longo de uma ciclovia, paralela a uma estrada com tráfego. No entanto, o trânsito não cria impedimento para a observação do terreno do lado da estrada.

Apenas é permitido sair da ciclovia num único local, onde o ponto de decisão está ligeiramente fora da mesma, com a área devidamente balizada.

No final da prova, os atletas são transportados em viatura de volta ao secretariado.

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