Mensagem de Apresentação

É com grande satisfação que o Ori-Estarreja regressa aos terrenos de dunas e pinhal para organizar mais uma prova de Orientação de Precisão, na vertente de PreO.

O município de Vagos é o anfitrião e as matas nacionais da Gafanha da Boa Hora o palco do evento que faz parte do calendário da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2017.

Com esta iniciativa, já será o quinto ano consecutivo que o Ori leva a cabo a organização de uma prova de Orientação de Precisão, permitindo não só a prática do desporto a pessoas com mobilidade reduzida e contribuir activamente para o desenvolvimento duma modalidade cujo crescimento embora ligeiro tem contribuído para a obtenção de resultados dos atletas lusos além fronteiras com grande relevo , justificando a nossa aposta em trabalhar ano após ano para organizar competições de bom nível.

Relembramos o 1º CN de TrailO na Praia da Tocha, em 2014, o Dunas PreO e TempO em 2015, nas dunas de Cantanhede, o Invacare PreO no POM2015, nas dunas de Vagos e o TempO do Infante em 2016, onde se utilizou a mesma solução tecnológica de controlo usada nos Campeonatos do Mundo. Este é o nosso cartão de visita para vos convidar a participar numa competição que se pretende exigente, motivante e também divertida.

Mas o grande aliciante é a disputa dos títulos Nacionais e Ibéricos de 2017, nas classes Aberta e Paralímpica. No final da manhã de 14 de outubro ficaremos a conhecer os novos campeões.

Para quem não conhece a localização da Gafanha da Boa Hora, situa-se entre Vagos e o mar, sendo a Praia da Vagueira o local com mais densidade populacional da freguesia e onde se pratica a tradicional e arriscada Arte Xávega, a pesca de arrasto com embarcações de pequena dimensão, sendo esta atividade observável pela manhã.

Foi este o mote para o logo do Campeonato Nacional de PreO, mostrar o momento da decisão de entrar no mar sem hesitação, galgando a crista das perigosas ondas que colocam em risco os pescadores nos dias de mar mais alterado.

Tal como os pescadores avaliam o mar ao pormenor, os atletas terão de saber avaliar o mapa, o terreno, as suas condições e decidir no momento certo, porque não há segundas oportunidades no momento de responder aos desafios.

O PreO da BOa Hora será realizada num local com excelentes condições de transitabilidade e visibilidade para o terreno, onde o velho mapa pedestre das dunas das Gafanhas (a Norte) se encontra com o recente mapa das dunas de Vagos (a Sul), como se pode ver na imagem seguinte.

O mapmaker Rui Antunes esteve no terreno em julho e trabalhou um mapa novo, atualizado e uno, cartografado para cumprir com os requisitos da Orientação de Precisão. O traçado dos percursos está à responsabilidade do atleta Nuno Pires.

Toda a equipa do clube está empenhada em que mais uma vez se proporcione uma prova para recordar, onde se celebre a festa da Orientação de Precisão e se entregue os títulos individuais Nacionais e Ibéricos aos melhores atletas.

Vagos, a Gafanha da Boa Hora e o Ori-Estarreja aguardam a tua presença. Inscreve-te no PreO da Boa Hora e vem competir ou conhecer a Orientação de Precisão.

 

Comments are closed.